Primeiros Socorros nas Escolas

Primeiros Socorros para Profissionais da Educação - Lei Lucas Nº 13.722/2018

Por que as Escolas devem estar atentas aos Primeiros Socorros?

Em outubro de 2018, foi criada a Lei nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil (BRASIL, 2018).

– A Lei Lucas (13.722) é um exemplo. Em 2017, uma criança de 10 anos chamada Lucas estava em um passeio da escola quando engasgou com o lanche e veio a óbito dois dias depois.

– No momento do engasgo, nenhum dos acompanhantes sabia como ministrar os primeiros socorros, e Lucas só foi atendido com a chegada do SAMU. Se tivesse recebido os primeiros socorros, Lucas teria sobrevivido.

– Foi então que a mãe de Lucas, Alessandra Begalli, envidou esforços junto à sociedade civil para exigir uma Lei que tornasse obrigatório o Curso de Capacitação em Primeiros Socorros aos Professores e Profissionais da Educação, como forma de conferir maior proteção ao direito da criança e do adolescente.

– A Lei Lucas (13.722) é um exemplo. Em 2017, uma criança de 10 anos chamada Lucas estava em um passeio da escola quando engasgou com o lanche e veio a óbito dois dias depois.

– No momento do engasgo, nenhum dos acompanhantes sabia como ministrar os Primeiros Socorros, e Lucas só foi atendido com a chegada do SAMU. Se tivesse recebido os Primeiros Socorros, Lucas teria sobrevivido.

 

– Foi então que a mãe de Lucas, Alessandra Begalli, envidou esforços junto à sociedade civil para exigir uma lei que tornasse obrigatório o curso de capacitação em Primeiros Socorros aos Professores e Profissionais da Educação, como forma de conferir maior proteção ao direito da criança e do adolescente.